A andarilhada mais marcante da minha vida foi, sem dúvidas, um mochilão carreira solo, por dois meses, na América do Sul.  Cada dia uma nova aventura, uma nova descoberta, um novo aprendizado, uma nova experiência, uma nova história, um novo conhecimento. Todos os destinos inusitados, magníficos, surpreendentes e inesquecíveis.

 

Um destaque especial para San Pedro de Atacama (Chile): meu lugar preferido durante a viagem! Apaixonei-me por SPA de um jeito... Foi amor à primeira vista. É cada paisagem de tirar o fôlego. Tudo parece uma pintura, um quadro, uma verdadeira obra de arte - só que ao vivo e em cores.

 

E foi a partir de SPA que ingressei em um tour de quatro dias pelo Salar do Uyuni (Bolívia), lugar que tanto sonhei em conhecer e que me surpreendeu a todo instante durante todo o trajeto. Essa foto foi no Salar de Chiguana e devido aos imprevistos ocorridos no percurso, chegamos ao local antes do horário habitual e tivemos a sorte de ver o trem passando pelo deserto. Um espetáculo excepcional!

 

Gosto muito dessa foto porque mostra precisamente que quando as coisas saem do trilho, novas possibilidades e novas oportunidades estão a caminho, apesar de não termos a sensibilidade de perceber que esses desvios da vida são necessários para resultar em uma viagem repleta de surpresas com destino à felicidade.

 

Além disso, todo viajante se encontra à espera de um trem que o leve para a sua próxima aventura, sempre!

 

Obs 01: O trem passa todos os dias, duas vezes ao dia, uma vez pela manhã e uma vez à tarde.

 

Obs 02: Foi uma menininha de 05 anos quem tirou a foto no exato momento em que o trem estava passando.

 

Segue abaixo o roteiro do meu primeiro mochilão, realizado em 2015, pela América do Sul, nos seguintes países: Argentina, Chile, Bolívia e Peru. Foram quase dois meses viajando sozinha. Uma experiência única, marcante e memorável.

 

Brasil – Buenos Aires ARG (Avião)

Buenos Aires – Ushuaia ARG (Avião)

Ushuaia – Puerto Natales CHI (Ônibus)

Puerto Natales – El Calafate ARG (Ônibus)

El Calafate – Bariloche ARG (Avião)

Bariloche – Puerto Varas CHI (Barco – Lagos Andinos)

Puerto Varas – Santiago CHI (Ônibus)

Santiago – Ilha de Páscoa CHI (Avião)

Ilha de Páscoa – Santiago CHI (Avião)

Santiago – San Pedro de Atacama CHI (Ônibus)

San Pedro de Atacama – Uyuni BOL (Carro – 4x4)

Uyuni – La Paz BOL (Ônibus)

La Paz – Copacabana BOL (Ônibus – Bolívia Hop)

Copacabana – Isla del Sol BOL (Barco)

Isla del Sol – Copacabana BOL (Barco)

Copacabana – Cusco PER (Ônibus – Bolívia Hop)

Cusco – Águas Calientes PER (Trem)

Águas Calientes – Machu Picchu PER (Ônibus)

Machu Picchu – Águas Calientes PER (Ônibus)

Águas Calientes – Cusco PER (Trem)

Cusco – Brasil (Avião)

 

Outros Lugares Interessantes: El Chaltén (ARG), Chiloé (CHI), Pucón (CHI), Puerto Madryn (ARG), Córdoba (ARG), Mendoza (ARG), Cafayate (ARG), Salta (ARG), Potosí (BOL), Sucre (BOL), Lima com a Peru Hop: Cusco, Puno, Arequipa, Nazca, Huacachina, Paracas, Chincha, Lima.

 

Saldo de 1 Mochilão na América do Sul e aproximadamente 30.000 KM: 58 Dias e 1.392 Horas. 83.520 Minutos e 5.011.200 Segundos. 11 Aviões e 4 Conexões. 20 Ônibus e 13 Barcos. 11 Vans e 3 Trens. 1 4x4 e 1 Ferry. 1 Camping e 1 Trekking. 1 Bicicleta e 1 Ruta de La Muerte. 3 Cemitérios e 1 Zoológico. 4 Couchsurfings e 11 Albergues. 4 Países, 17 Cidades e 3 Ilhas. Cidade grande, média e pequena. Empanada. Frio e calor. Montanha e Glaciar. Chocolate e Doce de Leite. Lhama e Pinguim. Geysers e Hot Springs. Carne e Peixe. Tango e Ballet. Praia e Deserto. Mate e Sorvete. Gnomo e Ovelha. Portos e Vulcões. Sol e Lua. Risoto e Ceviche. Lagos e Lagunas. Incas e Maias. Flamingos e Vicunhas. Chuva e Arco-Íris. Ruas e Estradas. Sanduíche e Pasta. Escolhas Certas e Erradas. Fotos e Souvenirs. Yin e Yang. Planejado e não Planejado. Saudades e Surpresas. O pôr do Sol e As Estrelas. Novas Coisas e Coisas Repetidas. Paz e Amor. Sonhos e Realizações. Conhecimento e Experiência. Força e Coragem. Música e Poesia. Teoria e Prática. Cultura e Culinária. Aprendizado e Ensinamento. Amor e Paixão. Lembranças e Memórias. Fé e Proteção. Gratidão e Novas Amizades. Viajar e Voar. Aventurar e Viver!

MOCHILÃO NA AMÉRICA DO SUL

Salar de Chiguana, Bolívia, 2015.